Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Hospital não é responsável por erro médico exclusivo do profissional

há 7 anos

Hospital no responsvel por erro mdico exclusivo do profissional

A 3ª turma do STJ excluiu a responsabilidade civil de um hospital por erro médico de profissional que não tinha vínculo com o hospital, utilizando o estabelecimento apenas para internação e exames.

No caso, a médica inclusive já pagou a parte dela na ação indenizatória. De acordo com os autos, ela afirmou na ocasião que a paciente era dela e ninguém deveria tocar na mulher, que estava sob seus cuidados.

A ministra Nancy Andrighi, relatora do recurso do hospital, destacou que somente tem espaço a responsabilidade quando o dano decorrer de falha de serviço afeta à instituição. “Não cabe atribuir a obrigação quando o erro decorre só do médico.”

A decisão foi unânime.

Fonte: Migalhas.

  • Sobre o autorAdvogada em Cascavel/PR.
  • Publicações6
  • Seguidores82
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações252
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-nao-e-responsavel-por-erro-medico-exclusivo-do-profissional/405082472

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

George Costa (Estudante de Direito - Faculdade FAMA AL).
Não entendi porque o hospital não pode se responsabilizar por erro médico. No meu entendimento, a partir do momento em que o paciente utiliza as dependências do hospital, este, assume a responsabilidade, mesmo que parcial. Pois, concedeu autorização para que o paciente fosse tratado sob seus dominios. continuar lendo

George,
no caso em tela, a falha técnica da qual decorreu o dano é restrita ao médico que, por sua vez, não possuía vínculo com o hospital.
É o caso, por exemplo, de pacientes que procuram o médico no consultório particular e utilizam tão somente a estrutura do hospital no momento da cirurgia, sendo o médico e a equipe por ele constituída os verdadeiros responsáveis pelo diagnostico e tratamento.. Não há como o hospital ser responsabilizado. continuar lendo